Silicone para vidro: quais os tipos e como escolher


O setor vidreiro é um mercado que está em constante movimentação e evolução e isso se nota na qualidade dos produtos atualmente oferecidos. 

O ponto que queremos destacar é que assim como os vidros tiveram evoluções, os acessórios e métodos de instalação também acompanharam esse processo. 

Dessa forma, hoje podemos ter as melhores ferramentas e acessórios que nos proporcionam uma instalação de qualidade e ainda melhor, eficácia. Por isso que agora lhe será apresentado os melhores silicones para vidro e como você pode escolhê-los. 

Entenda o que realmente é o silicone 

O silicone foi um dos fatores que impulsionaram o uso do vidro na arquitetura. O silicone para vidros fica responsável por criar uma ancoragem emborrachada, contínua e com flexibilidade suficiente para absorver todo o estresse, prevenindo rachaduras, entrada de água e de ar.  

Vale lembrar que somente os silicones possuem a combinação exclusiva para garantir esses benefícios essenciais para uma estrutura envidraçada. 

O silicone é notável pela sua capacidade flexível, resistência aos raios ultravioleta do sol e por aguentar agressões do tempo como chuva, vento, frio, calor, agentes oxidantes, etc.  

É importante ressaltar que os silicones são produzidos de muitas maneiras, portanto para cada caso é usado o silicone ideal. 

Tipos e aplicações do silicone para vidro 

Silicone Neutro: Indicados para diversos tipos de vedação, é o mais versátil entre os silicones para vidro, podendo ser aplicado em diferentes substratos, como metais, plásticos, granito, tijolo e outros materiais segundo cada fabricante. 

Acaba sendo o mais utilizado por se adequar a vários tipos de instalação com vidro. Seu tempo de cura é de pelo menos três dias. 

Silicone Acético:  Possui alta resistência e grande elasticidade, por isso, é recomendado para locais com umidade, como em boxes de banheiros.

 É indicado para superfícies lisas em ambientes internos. Não é adequado para alguns tipos de vidro, como o laminado e o espelho. 

Silicone Estrutural: É o tipo de silicone utilizado nas fachadas de pele de vidro. Funciona como um adesivo que cola e veda, garantindo aderência do vidro à esquadria. 

É um produto extremamente resistente, com função estrutural e alto nível de desempenho. 

Aplicadores de silicone 

É importante salientar que o mercado disponibiliza diversos tipos e marcas de aplicadores de silicone para colar vidros. 

Acontece que algumas marcas não oferecem o desempenho esperado para vedação e suporte mecânico das placas de vidro, fazendo com que todo o projeto fique comprometido.  

Por isso é importante saber como escolher o melhor equipamento para aplicação e o silicone para o vidro. Na dúvida, sempre opte pelas marcas reconhecidas pela boa qualidade.  

Silicone para vidro de má qualidade, invariavelmente, apresenta episódios de descolamento, ressecamento, rachaduras, dificuldade de promover estanqueidade, baixa flexibilidade, baixa resistência mecânica e outras questões que podem interferir na funcionalidade e segurança da estrutura. 

Não se esqueça que para o silicone ser fixado efetivamente, é necessário um aplicador de silicone para vidros de qualidade, afinal, qualidade e eficácia são alcançadas com as ferramentas certas.


Deixe seu E-mail e receba novidades