Ferragens para vidro: conheça os diversos tipos de matérias-primas, suas finalidades e resistências


O que muitos não sabem é que para entregar um boa obra é necessário conhecer os diversos tipos de ferragens para vidro.  

Por mais que não seja o tópico que vem na mente da maioria das pessoas quando citamos o vidro e suas utilizações, provavelmente sem as ferragens, teríamos apenas um material transparente. 

Reconhecendo a importância das ferragens para vidro, nós da FVT decidimos lhe apresentar brevemente os diferentes tipos desses materiais através de suas finalidades e resistências.   

Zamac 

Começando com o tipo de ferragem para vidro mais acessível, o Zamac é um dos preferidos de todo o mercado vidreiro pelo seu custo benefício. 

“O zamac se torna o material de melhor custo-benefício, pois é um material de qualidade, que proporciona ao produto um bom acabamento, resistência mecânica e também, se instalado corretamente, pouca manutenção.   

E em comparação ao latão e ao aço inox o preço é bem mais acessível, a diferença é em média de 40%”, afirma Guilherme Beraldo Lopreto da FVT Ferragens e Acessórios para Vidro Temperado. 

O seu único contraponto é que justamente por ser o modelo mais “simples” de ferragens para vidro, não é recomendável sua utilização em grandes estruturas.  

Polímero 

O polímero é uma exceção dentre as ferragens para vidro. Isso porque diferente de todos os outros tipos de materiais, o polímero não é metal, mas um tipo de material plástico. 

Possui boa resistência mecânica, ao impacto e rigidez, ausência de toxicidade e grande resistência química. O nylon é um dos polímeros de engenharia mais antigos no mercado das resinas termoplásticas. 

O polímero apresenta um bom custo-benefício, isso porque este material é resistente à corrosão, sendo ideal para regiões litorâneas e que recorrentemente estão sob efeitos naturais, como sol e chuva. 

O polímero é composto por nylon de engenharia e fibra de vidro e sua capacidade pode chegar a até 63Kg, isso porque este material possui mais fibra de vidro em sua fórmula. 

O que também barateia, é seu custo de produção mais baixo, já que são peças injetadas e não há perda. 

Aço Inox 

Considerado um metal nobre, o aço inox possui extrema resistência mecânica e sua fórmula é composta de propriedades anticorrosivas, ou seja, não oxida. 

O Aço Inox possui um custo mais elevado, já que sua qualidade também é. O interessante deste material é que por mais que seja necessário desembolsar um valor maior para tê-lo, os custos posteriores (manutenção e revisão), serão completamente diminuídos.  

Dispensa a necessidade de acabamentos, já apresentando brilho característico e sua aplicação se torna ideal em áreas litorâneas.   

Alumínio 

O alumínio pode ser considerado o mais versátil dentre os tipos de ferragens para vidro, com uma estrutura leve e bem acabada por si só, o material é mundialmente reconhecido por seu bom acabamento, resistência e durabilidade. 

Pode ser usado em aplicações externas ou internas, sendo facilmente adaptável. 

Latão 

Assim como o aço inox, o latão é considerado um material nobre. Possui ótima resistência mecânica e à oxidação, podendo ser aplicado em áreas externas expostas à umidade. 

Tem alto valor agregado e, juntamente com o aço inox, está entre os tipos de ferragens para vidro de maior custo. 


Deixe seu E-mail e receba novidades