A importância de garantir projetos de vidro temperado dentro das normas técnicas


Saiba quais são os riscos que você pode obter ao não atender as NBRs

Instalações com vidro temperado exigem grande responsabilidade, tanto para os usuários quanto para o próprio profissional, que também corre riscos durante sua instalação caso não siga corretamente os cuidados necessários. 

É por isso que as normas técnicas, conhecidas como NBR, são desenvolvidas com o intuito de definir critérios mínimos desde a fabricação até a instalação do vidro temperado. 

Desta forma, ao seguir essas normas, o profissional estará garantindo qualidade e segurança para seus projetos, evitando danos aos clientes e possíveis processos jurídicos que podem comprometer a reputação e prejuízos financeiros com indenização ou refação da instalação.

A seguir, conheça mais sobre a importância de se evitar esse tipo de situação e garantir satisfação em seus projetos.

 

Primeiramente, como são elaboradas as NBRs?

Uma única entidade não seria capaz de gerenciar e obter todo conhecimento necessário para elaborar as normas de tantos setores técnicos do mercado, por isso a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é composta pelo Comitê Brasileiro, Organismos de Normalização Setorial e Comissões de Estudo Especiais - cada um em sua área específica.  

No caso do setor vidreiro, a responsável pela normalização (NBR) sobre os materiais, dimensões, requisitos, métodos de instalações e tudo que envolve o vidro é a ABNT do Comitê Brasileiro de Vidros Planos.

Desta forma, eles fazem as recomendações técnicas que são utilizadas como base e depois o texto da norma é avaliado por especialistas. Após ser aprovada, a norma é aplicada nas atuações dos profissionais.  

Mas você conhece as NBRs que envolvem projetos com vidro temperado? Fizemos um artigo indicando as principais Normas Técnicas do setor vidreiro. Acesse e leia, pois este conteúdo é essencial para qualquer profissional do setor.

 

A importância de aplicar as normas técnicas corretamente

Agora que você já acessou nosso artigo e conheceu as principais NBRs do setor, vamos elencar alguns motivos para você segui-las em todos seus projetos a partir de agora. Confira: 

  • As normas protegem os profissionais e empresas de possíveis ações, com a alegação de erros ou problemas na instalação;
  • Elas servem como orientação para os procedimentos de uma instalação;
  • Indicam os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) corretos para garantir a segurança física do vidro, do profissional e do cliente;
  • Oferecem recomendações sobre quais são as ferragens e acessórios necessários para uma instalação correta de diferentes tipos de vidros;
  • Respalda o vidraceiro de prejuízos financeiros com a correção da instalação ou pagamento de indenizações;
  • Melhora a reputação e credibilidade do vidraceiro.

Desta forma, é essencial criar parcerias com empresas que atendem todas as NBRs do setor vidreiro para fornecer as ferragens e acessórios para seu projeto.

 

Ferragens e Acessórios FVT: Garantia de qualidade e confiança

Todas as Ferragens e Acessórios para Vidro Temperado da FVT atendem as normas e legislações do setor. Além disso,  possuímos fornecedores de matéria-prima certificados, o que garante confiança e ótima qualidade no resultado final de seus projetos.

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe clicando aqui e solicite um orçamento.
 


Deixe seu E-mail e receba novidades