Decoração de vidros com colunas e travessas


Quem ainda acredita que o vidro é um material frágil que pode trazer mais problemas do que prazeres, está enganado. 

A arquitetura moderna vem usando mais do que nunca o vidro em diferentes projetos. A arquitetura está intrinsecamente ligada ao jogo de luz, forma e espaço, e o vidro é um dos poucos elementos que abre margem para mesclar essas características. O que vai definir o sucesso do seu projeto, juntamente com a qualidade e resistência, será o tipo de vidro e como será utilizado. 

 Decoração de vidro e suas possibilidades 

A decoração de vidro com colunas e travessas atualmente é mais possível do que nunca, isso porque hoje nós temos vidros como o vidro temperado ou Laminado que apresentam resistência até cinco vezes maior do que o vidro comum. Na construção civil a fórmula mais indicada de utilização do vidro e a versão laminada. 

O Vidro Laminado é formado por duas ou mais placas de vidro unidas em processo controlado em fábrica por uma ou mais camadas de material plástico ou acrílico altamente resistente. A vantagem que o laminado oferece é a segurança dos usuários. Em caso de quebra do vidro, ele permanece preso ao caixilho. 

Quando se trata de decoração de vidro com colunas e travessas, mesmo em caso de quebra do vidro o conjunto continuará cumprindo sua função estrutural. 

Isso não traz apenas segurança das pessoas ao redor, mas também financeira, pois os prejuízos que podem ocorrer por possíveis quebras, são minimizados.  

O laminado de temperados também pode ser classificado como vidro laminado. A diferença é que ele é composto por vidros que são submetidos, previamente, a um processo de têmpera em forno especial. 

Vidro na arquitetura

Como falamos, a utilização do vidro na arquitetura nos traz inúmeras possibilidades e para não abordarmos de forma superficial, daremos alguns exemplos de decoração de vidro com colunas e travessas.  

Vidro Estrutural: Toda a parte estrutural da fachada é de vidro. Ou seja, as colunas de sustentação são feitas sempre com vidro temperado e laminado. Todo o conjunto estrutural, bem como o fechamento, precisa resistir aos esforços de vento, uso e peso próprio. 

Grid (Cortina): A estrutura de alumínio que é formada por colunas e travessas é ancorada na própria edificação (os vidros são presos externamente por meio de um perfil). Por ser realizada pela área externa da obra, é necessário o uso de balancins em todas as fases da instalação. 

Unitizado: Composto por módulos completos que se encaixam nas estruturas do projeto. 

São formados por perfis, colunas, travessas e vidro – O material é colado com silicone estrutural ou fita adesiva dupla face desenvolvida especificamente para a colagem de perfis de alumínio. 

A montagem desses módulos ocorre já na processadora ou serralheria, pois o controle da atmosfera do ambiente é fundamental para a colagem e vedação. Ideal para obras de grande porte e projetos com formas diferenciadas. 

Se quiser saber mais sobre decoração de vidro e curiosidades sobre o mundo vidreiro, acesse nosso site e nos siga nas redes sociais – Facebook e Instagram.


Deixe seu E-mail e receba novidades