Você já percebeu que cada vez mais a vidraçaria vem sendo utilizada nos projetos arquitetônicos, contribuindo para o embelezamento das cidades?
O vidro oferece vantagens e diferenciais que chamam a atenção de arquitetos, engenheiros e agrada à sociedade, apresentando:
- modernidade,
- isolamento acústico,
- isolamento térmico,
- amplitude,
- versatilidade,
- economia,
- sustentabilidade,
- praticidade,
- facilidades para a limpeza.
Mantendo a elegância e sofisticação, esse material também oferece segurança e muitas possibilidades no que se refere a criatividade e a transformação de ambientes internos e externos.
Neste post, apresentaremos detalhes do porquê da vidraçaria estar em alta e como projetos podem ser valorizados a partir do uso de materiais inovadores, onde as texturas e cores fazem toda a diferença. Continue a leitura e saiba mais a respeito!
O papel da vidraçaria no design de interiores contemporâneo
A vidraçaria é um poderoso aliado para projetos que envolvem o design de interiores.
Mais do que cumprir uma função estrutural, garantindo resistência e segurança, o vidro também se destaca como elemento decorativo e funcional em projetos modernos.
Esse material está sendo cada vez mais sendo utilizado para contribuir com a personificação dos ambientes.
Ele atende a necessidades e desejos envolvendo os mais variados estilos, como, por exemplo:
- arquitetura contemporânea,
- arquitetura moderna,
- minimalismo,
- high-tech.
Estando presente nas fachadas, coberturas, divisórias, elementos decorativos e até mesmo em pisos, é uma opção impactante e diferenciada em projetos que buscam originalidade e diferenciais que chamam a atenção.
A vidraçaria contribui para diversas funcionalidades nos projetos, como veremos na sequência.
Tendências inovadoras na vidraçaria
Muitas inovações atraem o consumidor, possibilitando conforto, beleza e ambientes agradáveis.
Na vidraçaria, essa realidade ganha cada vez mais força, uma vez que a partir dos materiais oferecidos são muitas as variações e possibilidades que podem ser trabalhadas, integrando segurança, funcionalidade e beleza. Vamos conhecer as principais opções:
Vidros texturizados
Os vidros texturizados são aqueles que possuem relevos e texturas, contribuindo tanto para a privacidade como também com a beleza dos ambientes.
Esses materiais impedem a transparência, uma condição que colabora com os ambientes onde se pretende obter uma iluminação controlada, valorizando aquela oferecida pela própria natureza, porém, garantindo a não visibilidade existente nos vidros comuns.
São estruturas elegantes que agregam um alto valor estético aos ambientes.
Vidros coloridos
Os vidros coloridos provocam efeitos visuais fascinantes, chamando a atenção e despertando a curiosidade daqueles que se deparam com fachadas e ambientes onde esse material está presente.
A vidraçaria colorida transforma a percepção dos espaços, conseguindo transmitir sensações, reforçando a identidade dos projetos.
Além de oferecer todos os benefícios já mencionados anteriormente, esse material enriquece os ambientes, possibilitando um charme todo especial e colaborando para que os visitantes desses locais se sintam envolvidos com as sensações que se deseja oferecer.
Vidros serigrafados
Outra forma de manter a vidraçaria em alta é oferecer esses materiais serigrafados, ou seja, pintados de maneira a criar ambientes agradáveis e personalizados.
As serigrafias consistem na aplicação de um pigmento na superfície do vidro, possibilitando formatos como:
- desenhos,
- listas,
- detalhes,
- formas geométricas, etc.
Essa técnica dificulta o aparecimento de arranhões, impede a passagem de luz e não permite a visualização do interior dos ambientes.
São bastante comuns em divisórias e mobiliários, permitindo que estampas personalizadas valorizem uma marca ou um conceito que se deseja apresentar.
Como se observa, a vidraçaria possibilita oportunidades únicas, transformando edifícios e ambientes de acordo com os objetivos desejados.
Para que você possa continuar avaliando e conhecendo o que está acontecendo no setor, vale a pena ler nosso post que apresenta as tendências em ferragens para vidro temperado para 2025!
(Imagens: divulgação)