A NBR 16835 é uma normatização criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), visando garantir a qualidade, a segurança e o padrão na instalação de ferragens para vidro temperado.
A ABNT é o órgão responsável em padronizar as técnicas de produção em nosso país.
Criada no ano de 1940, essa importante instituição privada e sem fins lucrativos é reconhecida pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e no Brasil responde pela determinação de:
- regras,
- padrões,
- medidas,
- diretrizes,
- procedimentos.
Isso significa que as boas práticas desenvolvidas pelas empresas nacionais devem seguir à risca as determinações apresentadas pela ABNT, visando oferecer ao mercado o que existe de melhor em termos de produtos, serviços, documentos e até mesmo materiais acadêmicos e de apoio técnico.
Para a instalação de ferragens para vidro temperado, foi criada a NBR 16835, portanto, vale a pena continuar a leitura e conhecer detalhes a esse respeito!
O que é a norma ABNT NBR 16835 e por que ela foi criada?
A ABNT publicou no dia 12 de março de 2025 a NBR 16835 – Ferragens para vidro temperado – Requisitos, classificação e métodos de ensaio.
Após a fase de desenvolvimento, o documento entrou em consulta nacional, recebendo contribuições de dezembro de 2024 a janeiro de 2025.
Tendo como base essas idéias, os membros do Comitê de Estudo da NBR as avaliaram e, após aprovação, as incorporaram à norma.
Na prática, o setor vidreiro ganha em padrão de qualidade, uma vez que as ferragens utilizadas em vidro temperado devem seguir critérios técnicos rigorosos que garantem:
- resistência,
- segurança,
- encaixes precisos nos processos de instalação.
Com a NBR 16835, os profissionais da área podem agora identificar componentes certificados, prevenindo falhas estruturais e assegurando qualidade e durabilidade aos consumidores brasileiros.
Como a NBR 16835 se aplica na instalação de ferragens para vidro temperado?
A NBR 16835 estabelece que as ferragens utilizadas em vidros temperados precisam ser fabricadas com materiais resistentes à corrosão e às solicitações dos esforços mecânicos a que os componentes estarão sujeitos nos processos de:
- instalação,
- utilização,
- manutenção.
Também devem combater o desenvolvimento de atividade biológica, ou seja, voltadas a eliminação de microrganismos patogênicos.
Na norma são encontradas orientações voltadas a instalação correta das ferragens, com destaque para o alinhamento, nivelamento, distância entre furos e o uso adequado de componentes.
Por fim, o nome ou a marca do fabricante deve fazer parte do produto, estando visível permanentemente e de forma legível na própria ferragem, facilitando a identificação do fornecedor após a sua instalação.
Benefícios da norma para fabricantes, instaladores e clientes finais
Todos ganham com a NBR 16835, especialmente os fabricantes que já investem em tecnologia e na produção de ferragens de alta qualidade, visando a segurança dos ambientes e comprometidos com produtos que atendam às necessidades de seus usuários.
Os instaladores podem, a partir dessa norma, identificar os fornecedores que atendam aos requisitos necessários, melhorando também a qualidade de seus serviços, tanto nos processos de instalações como também atendendo as expectativas do mercado.
Por fim, os clientes finais passam a contar com produtos padronizados que atendem as exigências legais, o que acaba se refletindo em segurança, qualidade e durabilidade das soluções oferecidas pelo mercado.
A FVT Acessórios atende a todas as exigências da NBR 16835 muito antes de sua publicação, portanto, comemora a normatização desse setor e lembra que a marca FVT está estampada nas ferragens que garantem qualidade nas instalações com vidros temperados.
Para conhecer mais a nosso respeito, vale a pena acessar o site da FVT Acessórios e conferir os cuidados tomados com relação a cada processo que faz parte do dia a dia das nossas operações!
(Imagens: divulgação)