Não há como ignorar dois fatores fundamentais que possibilitam o sucesso de uma distribuidora de vidros, a qualidade dos produtos e o atendimento prestado em todas as fases de uma negociação.
O relatório CX Trends 2025, desenvolvido pela Zendesk e envolvendo pesquisas junto a mais de 10 mil consumidores e empresas, demonstra que 72% dos entrevistados revelam uma preferência por serem tratados de forma única.
Além disso, 68% dizem que o atendimento personalizado possui uma grande influência na decisão de compra.
A partir dessas informações, fica claro que o bom atendimento impulsiona as vendas no Brasil e em uma distribuidora de vidros a situação não é diferente.
Continue a leitura do nosso post, confira detalhes a esse respeito e veja dicas que certamente aprimorarão o atendimento aos seus clientes!
O atendimento ao cliente como diferencial competitivo para distribuidoras de vidros
Uma distribuidora de vidros para obter sucesso precisa estar disposta a entender as necessidades de seus clientes.
A indiferença é o maior obstáculo para o sucesso, uma vez que o cliente possui um “problema” a ser resolvido e estará prestigiando o fornecedor que demonstre verdadeiro interesse em encontrar a melhor solução para a sua demanda.
Sem qualquer dúvida, existem pontos fundamentais para que uma negociação seja fechada, envolvendo:
- qualidade do produto,
- preços,
- prazo de entrega,
- condições de pagamento.
No entanto, e conforme vimos na pesquisa apresentada anteriormente, o atendimento personalizado possui um peso significativo na tomada de decisão, portanto, é fundamental que a sua empresa esteja atenta a esse assunto.
Dicas para aprimorar o atendimento na sua distribuidora de vidros
Existem pelo menos 3 ações que a sua distribuidora de vidros precisa estar atenta para poder alcançar os objetivos desejados. Vamos conhecê-las:
Capacitar continuamente seus colaboradores
A primeira dica para se obter sucesso em uma distribuidora de vidros está na capacitação dos colaboradores.
Isso significa um atendimento ao cliente envolve:
- atenção e gentileza,
- interesse em conhecer as necessidades e gosto do comprador,
- capacidade para apresentar uma solução que atenda as necessidades,
- conhecimento sobre os produtos oferecidos.
Um colaborador bem treinado consegue oferecer confiança, simpatia e profissionalismo ao mercado. Então, não basta ser rápido e responder aos questionamentos de forma automática, mas saber dialogar e demonstrar interesse em atender a demanda daqueles que procuram por sua empresa.
Utilize a tecnologia para facilitar o atendimento
A tecnologia não pode estar disponível apenas no ambiente de produção, mas também precisa fazer parte do dia a dia dos atendentes.
Isso significa que uma negociação pode ser iniciada através de um contato telefônico e seguir via WhatsApp ou outro canal de comunicação.
O fato é que a equipe precisa ter conhecimento e capacidade de interagir com qualidade diante das diversas possibilidades e canais de comunicação, portanto, é muito importante oferecer ao mercado o acesso às informações através de:
- site,
- blog,
- redes sociais.
Mais do que isso, é fundamental que esses canais sejam monitorados e que alguém capacitado possa responder aos questionamentos, observações, solicitação de orçamentos e até mesmo eventuais críticas.
A tecnologia precisa fazer parte da sua distribuidora de vidros.
Invista no acompanhamento pós-venda
Por fim, outro ponto fundamental, que na maioria das vezes é desconsiderado pelas empresas, está em acompanhar o resultado obtido pelo cliente, ou seja, o pós-venda.
Avaliar o nível de satisfação do cliente e obter um retorno a respeito do processo que ele experimentou no contato com sua distribuidora de vidros causa, em primeiro lugar, uma ótima impressão para o consumidor.
Além disso, sua empresa passa a conhecer detalhes que podem estar passando despercebidos, como:
- falhas em algum ponto do processo,
- críticas que possam melhorar as ações,
- correções eventuais,
- pontos positivos que sua empresa oferece,
- demonstração de interesse em oferecer boas soluções ao mercado.
Como se observa, o bom atendimento é fundamental para impulsionar as vendas em seu empreendimento.
Por isso, vale a pena contar também com a agilidade da FVT Acessórios, uma escolha que irá proporcionar qualidade, rapidez e soluções que efetivamente atendam às necessidades do mercado ao seu negócio!
(Imagens: divulgação)